domingo, 28 de março de 2010

"Red Bull Air Race: Turismo de Portugal não apoiaria corrida no Tejo"

A pirueta que terá levado a Red Bull Air Race de volta para o Douro foi, afinal, financeira. O Turismo de Portugal não apoiaria a corrida se esta realizasse no rio Tejo, a não ser que cortasse no apoio a outras iniciativas da Câmara de Lisboa. Uma hipótese que António Costa rejeitou.

Falando sobre o tema após a reunião desta quarta-feira do executivo municipal, o líder da câmara lisboeta rejeitou, porém, que tenha sido este cenário a forçar o regresso da corrida de aviões ao Douro.

Lisboa e Oeiras preparavam-se para ficar com a prova em 2010, facto que gerou intensa celeuma e discussão, tanto a Norte como a Sul, onde a oposição camarária em Lisboa se opôs ao contrato proposto, por o considerar "leonino", no sentido em que seria a autarquia a suportar os custos, caso não conseguisse reunir os patrocínios necessários.

Pelos documentos que hoje vieram a público, Lisboa e Oeiras teriam mesmo de suportar custos acrescidos. Porque de acordo com um ofício enviado pelo Ministério da Economia ao Parlamento, o Turismo de Portugal diz que "não se verificou" qualquer candidatura para a edição 2010, "motivo pelo qual a mesma não beneficiará do mesmo apoio" financeiro que se verificou entre 2007 e 2009, quando a prova se realizou nas margens do Douro.

Nesse período, de acordo com a mesma carta a que o PÚBLICO teve acesso, a corrida beneficiou de apoios no valor de 1,3 milhões de euros (300 mil em 2007, 500 mil em 2008 e 2009).


In Público, 24 de Março de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário