quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

"Vieira da Silva quer reforçar congressos e turismo sénior"

"Atraír mais 100 mil novos congressistas é a meta frisada pelo ministro da Economia. Em Portugal, o turismo irá este ano representar €18 mil milhões, e o sector das viagens €3 mil milhões.

Um novo Programa de Intervenção Turística (PIT) para 2010, passando a integrar projectos de infraestruturas para a realização de congressos, foi a medida anunciada por José Vieira da Silva, ministro da Economia, ao encerrar ontem o congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) em Vilamoura.

Em paralelo com a reformulação do PIT, será criado em 2010 um fundo de captação de congressos com uma dotação inicial de 1 milhão de euros para três anos, destinado a captar congressos com mais de mil participantes. O objectivo, segundo o ministro da Economia, é atingir um crescimento nesta área cifrado em mais 50 mil a 100 mil novos congressistas. "Portugal já demonstrou que tem vantagens competitivas em termos de condições naturais e culturais para a realização de eventos de grande dimensão", enfatizou Vieira da Silva.

O ministro da Economia anunciou ainda que vai ser reforçado no próximo ano o programa de turismo sénior, que decorre da parceria entre o Turismo de Portugal e o Inatel. "Este programa tem um efeito positivo no combate à sazonalidade, em particular em regiões como o Algarve".

O turismo, juntamente com a energia e a fileira florestal, foram eleitos como "triângulo de prioridades enquanto eixos estratégicos para o desenvolvimento sustentável", salientou ainda Vieira da Silva no encerramento do congresso da APAVT.

João Passos, presidente da APAVT, chamou a atenção para o facto do sector do turismo em Portugal "representar qualquer coisa como 18 mil milhões de euros, cerca de 11% do PIB e, em termos de emprego, estima-se que represente 12% da população activa". E que só as agências de viagens geram receitas de 3 mil milhões de euros. "O transporte aéreo, indissociável desta actividade, deveria partilhar a tutela com o Turismo", sustentou ainda o responsável da APAVT ao encerrar o congresso."
In Jornal Expresso, 29 de Novembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário