terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Antigas prisões transformadas em novos hotéis de luxo"

"Velhos estabelecimentos prisionais estão a ser reconvertidos em unidades turísticas. Lá fora, existem vários casos de prisões que passaram a funcionar como hotéis de luxo e a moda está já a chegar a Portugal. O Forte de Peniche e o Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz são os primeiros exemplos de aproveitamento de prisões para a actividade turística.
O Forte de Peniche poderá transformar-se no primeiro hotel-prisão no mercado nacional. Há alguns anos que se aguarda a sua recuperação para projecto turístico, existindo inclusive um projecto assinado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira. A Enatur é a entidade responsável pela execução do projecto, que irá integrar a rede das Pousadas de Portugal.
(...)

O projecto registou a semana passada um empurrão com a assinatura do contrato de exploração entre o Turismo de Portugal e a Enatur, o que irá pôr fim ao estado de degradação em que o edifício se encontra.
O Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em pleno litoral alentejano, vai também dar lugar a um megaprojecto turístico. O estabelecimento foi vendido por cerca de 81 milhões de euros e, quando os últimos presos forem transferidos para outra cadeia, os terrenos irão dar lugar a um projecto que se irá juntar a outros megaempreendimentos previstos para aquela região, como o Costa Terra, Pinheirinho, Herdade da Comporta, entre outros.

(...)


O recente anúncio de que Alcatraz, a mais famosa prisão do mundo, ia ser transformada em hotel de luxo, provocou uma procura por este tipo de produto. Uma estadia fora do comum..."

In Diário de Notícias, 3 de Outubro de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário