segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Falando de reaproveitamento de um espaço...

O Hotel Pestana Palace localiza-se na cidade de Lisboa e está integrado na famosa rede Pestana Hotels & Resorts.
O hotel está instalado nas dependências do Palácio de Vale Flor, erguido nos fins do século XIX a mando de José Luiz Constantino, um emigrante português que ficou rico como fazendeiro na ex-colónia de São Tomé e Principe. Constantino foi recebido pelo Rei D. Carlos e instituído Marquês de Valle Flor. Adquiriu os terrenos em 1890, período em que a cidade expandia os seus limites além do centro histórico.
O palácio foi comprado em 1992 pelo Grupo Pestana que, desde então, começou as obras de restauração e adaptação que requalificaram como unidade hoteleira. Embora o projecto tenha mantido as características originais do edifício, foram erguidas duas novas alas para abrigar os quartos. Contrariamente ao edifício principal, as duas alas apresentam uma decoração com ambientação moderna e varandas voltadas para os jardins circundantes.
Com quatro suites reais no antigo palácio, tudo se rege por uma decoração de época, influência francesa, revestimentos de mármore, frescos nos tectos e janelas e pareces com grandes vitrais.
Além da beleza interior, o terreno possuí ainda jardins de deixar-nos boquiabertos e uma piscina relaxante. Por entre o verde abundante, destaca-se a Casa do Lago, pavilhão em estilo oriental também datado do final do século XIX que é hoje utilizado como bar.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Douro em Paris à procura de turistas e investidores

"A primeira missão internacional do Douro arranca quarta-feira, em Paris, com o objectivo de promover a mais antiga região demarcada do mundo junto de operadores, decisores institucionais e imprensa especializada.

A acção promocional no mercado francês, que se realiza na embaixada portuguesa em Paris, pretende também demonstrar as vantagens competitivas do Douro a potenciais investidores, dando a conhecer a estratégia de desenvolvimento turístico em curso.

A organização classifica o mercado francês como prioritário para o desenvolvimento turístico do Douro, a captação de visitantes e o aumento das exportações de vinhos do Porto e do Douro.

A França ocupa a segunda posição no ranking dos países de origem dos turistas que visitam o Norte de Portugal e apresenta um perfil de turista com afinidades com as características patrimoniais, ambientais, paisagísticas e vitivinícolas da região do Douro."


In Diário de Notícias, 24 de Novembro de 2009

terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Antigas prisões transformadas em novos hotéis de luxo"

"Velhos estabelecimentos prisionais estão a ser reconvertidos em unidades turísticas. Lá fora, existem vários casos de prisões que passaram a funcionar como hotéis de luxo e a moda está já a chegar a Portugal. O Forte de Peniche e o Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz são os primeiros exemplos de aproveitamento de prisões para a actividade turística.
O Forte de Peniche poderá transformar-se no primeiro hotel-prisão no mercado nacional. Há alguns anos que se aguarda a sua recuperação para projecto turístico, existindo inclusive um projecto assinado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira. A Enatur é a entidade responsável pela execução do projecto, que irá integrar a rede das Pousadas de Portugal.
(...)

O projecto registou a semana passada um empurrão com a assinatura do contrato de exploração entre o Turismo de Portugal e a Enatur, o que irá pôr fim ao estado de degradação em que o edifício se encontra.
O Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em pleno litoral alentejano, vai também dar lugar a um megaprojecto turístico. O estabelecimento foi vendido por cerca de 81 milhões de euros e, quando os últimos presos forem transferidos para outra cadeia, os terrenos irão dar lugar a um projecto que se irá juntar a outros megaempreendimentos previstos para aquela região, como o Costa Terra, Pinheirinho, Herdade da Comporta, entre outros.

(...)


O recente anúncio de que Alcatraz, a mais famosa prisão do mundo, ia ser transformada em hotel de luxo, provocou uma procura por este tipo de produto. Uma estadia fora do comum..."

In Diário de Notícias, 3 de Outubro de 2008

"Faz turismo em Portugal?" - Resultados




Concluímos, graças aos visitantes deste blog, que cerca de 73% dos turistas tendem a viajar por Portugal frequentemente. Estes resultados foram recebidos com grande surpresa pelo grupo e também com um orgulho extremo já que nos apercebemos que toda a publicidade às maravilhas de Portugal tiveram o seu fruto. Esperamos que esta tendência não mude.


Responderam ao inquérito 33 pessoas e o mesmo esteve disponível durante uma semana(17/11 a 24/11).

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Casa principal





A ideia principal deste projecto é rentabilizar uma habitação já existente. Para isso, aproveitar-se-á a casa principal...

Thomas Cook


Nascido a 22 de Novembro de 1808 na Inglaterra, foi um empresário inglês que hoje em dia é conhecido como Pai do Turismo Moderno. Em 1866 viajou para os Estados Unidos procurando contratar os serviços de diferentes companhia ferroviárias para produzir um pacote turístico. Mais tarde abriu uma sucursal da sua empresa nas cidades americanas que lhe interessavam como abastecedoras.
Em 1868 conseguiu a permissão para explorar o tráfico de passageiros do continente europeu na rota de Harwich tendo dois anos mais tarde organizado a primeira viagem transantlântica.
Com 84 anos, a 28 de Julho de 1892, morre em Bergen, Noruega.

Noções básicas...

Todos nós somos turistas. Basta saírmos da área onde vivemos para conhecermos outras culturas, outros locais, outras paisagens... Mas o que é o turismo realmente?
O turismo é o movimento de pessoas, é um fenómeno social, económico e cultural. É a viagem ou excursão feita por prazer a locais que despertam interesses. Segundo a OMT (Organização Mundial de Turismo), turismo define-se pelo movimento de pessoas a lugares diversos do qual habite por tempo inferior a 360 dias desde que esta não realize actividades económicas. Daí a divergência sobre a correcta utilização do termo " Turismo de negócios".
O turismo tem importância económica pois, graças a este, gera-se uma movimentação de capital.
Podemos distinguir vários tipos de turismo:
  • Rural
  • Balnear
  • Aventura
  • Verde
  • Termal
  • Ecológico
  • Montanha
  • Religioso
  • Sénior
  • Cultural
  • ...

Apresentação

Olá, somos uma turma do 12º ano do Colégio Luso-Francês. No âmbito da disciplina de Área de Projecto, decidimos criar um hotel. Para tal começámos as pesquisas necessárias falando com agências de viagens e procurando sites que divulgassem actividades de aventura.
Decidimos que a localização seria Paredes de Coura. Utilizaremos o terreno de um de nós para instalar o hotel. As plantas foram feitas e os aspectos formais (excepto nome e logotipo).
Resta-nos pôr as mãos à obra e começar a idealizar este hotel!